Como planejar uma viagem para a Itália!

Quem aí já leu o meu livro (ou pelo menos passou os olhos na sinopse), já tem uma ideia do quanto eu sou apaixonada pela Itália e por tudo o que o país tem a oferecer (massas, vinhos e os italianos kkkkk). A questão é que, até recentemente, a Itália só fazia parte de um sonho bem distante que eu não via a hora de realizar. Bem, eu me formei, saí do estágio e tomei uma decisão: tá na hora de conhecer o mundo do meu jeito!

Não, eu não ganhei na loteria e nem comecei a vender tudo o que eu tinha para “conhecer o mundo”; eu simplesmente comecei a planejar. Eu tinha um orçamento, eu tinha uma vontade, eu tinha um país (no fim, foram países) em mente. Portanto, só faltava encontrar uma maneira de juntar tudo aquilo. E eu encontrei! Yaaaay para mim!

roma1

Agora eu vou te passar a receita do bolo mais gostoso da minha vida: como planejar uma viagem para a Itália!

1- Faça uma sondagem com as operadoras de turismo!

No meu caso, eu fiz tudo por conta própria. Simplesmente porque eu quis uma experiência diferente dos hotéis turísticos e dos mesmos passeios de sempre. Eu quis conhecer a minha Itália e não a Itália da CVC ou das outras operadoras. Antes de começar a planejar, veja por quanto sai o roteiro dos seus sonhos, dá para você ter uma ideia de quanto vai gastar.

Se você estiver indo pela primeira à Europa vez e não dominar nem um buongiorno, pode ser uma boa conhecer como funciona uma viagem internacional e depois ir por conta própria (aos 18, fui pela primeira vez à Paris e meus pais me mandaram pela CVC). Mas se você já foi antes e gosta da sensação de decidir o seu caminho, viajar solo é a melhor coisa do mundo.

Abaixo, os sites das maiores operadoras de turismo.

CVC – É a única que eu posso realmente opinar.

Viagens de ônibus, correria para ver os lugares e mil destinos em apenas 10 dias. Corrido? Sim. Valeu a pena? Oh se valeu! Acabei viajando com um ótimo grupo, fiz amizades e me senti bem independente (aos 18 é tudo o que a gente quer). Comigo, deu tudo quase certo. No último dia da viagem, em Londres me deixaram plantada no hotel e eu quase perdi o voo; tive que pegar dinheiro com o hotel para pagar o táxi. Depois eles fizeram o reembolso do translado, mas fique esperto. Eu me virei porque falava inglês, mas se você está viajando com operadora, o mínimo que se espera é a segurança. Imagina se você não domina nada, está super nervosa com o atraso e não sabe como agir? Pode ser um (GRANDE!) problema. Fica a dica!

Submarino Viagens, Americanas Viagens, TAM Viagens – Passagens, roteiros e pacotes com hotéis

2 – Dica de mestre (use e abuse da internet)

Sim, se você está aqui lendo, já quer dizer que está pesquisando dicas de viagem na internet. yaaaay para você! TODO o meu planejamento saiu daqui (da internet, eu quero dizer). Desde o hotel em Roma até o sorvete na Piazza Navona. Abaixo eu listo os sites que me ajudaram a encontrar a minha Roma.

a) Tô indo para a Itália

O Márcio me ajudou, com suas postagens, a escolher cidades e também a tentar um orçamento (mesmo que eu não tenha seguido muito bem essa parte kkkkk). Vale começar pelo planejamento e depois ir acompanhando a viagem que ele fez. São planilhas de custos, hotéis, maneiras de comprar ingressos, curiosidades, compras… Foi uma grande fonte de informação.

b) Dicas de Roma

A Dani (dona do site) me ajudou em questões mais práticas de Roma, tipo localização de hotéis, supermercados, o que levar na mala em determinado mês, como é a real sensação térmica e muito mais. É um site recheado de detalhes, roteiros e dicas. Vale a pena passar horas e horas tentando descobrir as particularidades da cidade eterna.

c) Viagem na Viagem (Roma e Toscana)

O site do Ricardo Freire é a bíblia da internet quando o assunto é viagem. Podem se jogar que não irão se arrepender!

d) Trenitalia

O site oficial da malha ferroviária italiana. Superfácil de usar e aceita cartão internacional. É perfeito para fazer buscas de passagens e estimar valores, bem como é possível pegar boas promoções!

e) Booking.com

Site para orçar acomodação. O que é melhor do que ouvir sobre as pessoas que já se hospedaram? Vale MUITO a pena! Os preços são bons, mas às vezes vale pegar o contato do hotel e tentar um e-mail “por fora”, já que o booking recebe uma parte da diária que você paga (é a comissão deles).

f) O Viajante

Um site recheado com “barbadas e roubadas” de quase todos os cantos do mundo. Feito por viajantes e para viajantes. Vocês vão encontrar dicas de hotéis, roteiros, onde ir, onde NÃO ir, o que evitar em certos lugares e muito mais!

Existem milhares de outros sites, mas esses seis foram os principais para mim. Ah, foi com a ajuda da internet que eu descobri Tivoli (mais detalhes nos próximos posts)!

roma2

3 – Compre um livro de conversação em italiano ou aprenda online!

Gente, é sempre bom chegar a um país estrangeiro sabendo, pelo menos, o básico. Tipo: Bom dia (e derivados), Pode me ajudar?, Onde fica a policia?, Quanto custa?, Onde encontro mais barato?, Pode me fazer um desconto? (as três últimas servem se você for viajar com um orçamento apertado kkkk).

Visite o busuu, o canal do Marco Nisida, veja esse livro (ou esse, ou esse) e, ainda, você pode me mandar um e-mail (sempre tô procurando pessoas para praticar idiomas).

4 – NÃO compre as passagens de avião antes de decidir o seu roteiro.

Eu cometi esse erro e acabei tendo que ir à Paris (coitadinha de mim, né? hahahaha) e, de lá, peguei um voo para Roma. Mas, no meu caso, eu não quis ir a apenas a Roma, então acabou valendo a pena.

Se você tem certeza do que quer ver e de quanto tem para gastar, é melhor focar em apenas um lugar e explorá-lo ao máximo. Fique atento ao site da TAM, e as promoções, e também ao site da TAP e Alitalia (essa última, fiz cotação para comprar as passagens Paris-Roma e até hoje não entraram em contato para confirmar o pagamento. Eu acabei fazendo o trajeto via Airfrance).

Post LONGUÍSSIMO, eu sei. E eu ainda acho que estou esquecendo alguma coisa. No próximo começam as minhas dicas de viagem. Tudo o que eu fiz e recomendo e tudo o que fiz e NÃO recomendo! Se tiver outras dicas, e só deixar nos comentários.

Beijos,

assinaturaemail

Anúncios

2 comentários sobre “Como planejar uma viagem para a Itália!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s